Em todas as suas frentes de atuação, a concessionária buscará práticas sustentáveis nos pilares ambientais, sociais e de governança (ESG). Como parte do compromisso social da Ecovias do Araguaia, além da geração de empregos, será implantado um moderno programa de segurança para os usuários (International Road Assessment Program - iRap) com foco na redução de acidentes e de risco de mortes nas rodovias. Também está prevista a implantação do programa socioambiental “Viveiro de mudas”, que tem como objetivo capacitar profissionais com deficiência intelectual e produzir a vegetação necessária para parte da compensação ambiental inerente à atividade da concessionária.
Ainda do ponto de vista ambiental, a Ecovias do Araguaia fará uso de materiais como o asfalto borracha (a partir de pneus descartados), além de reciclagem de pavimento e uso de energia solar. A concessionária monitora e controla todos os aspectos ambientais próprios das atividades que realiza, visando atuar de acordo com as características técnicas de cada projeto para implementar medidas de execução, reabilitação e de proteção ao meio ambiente.
Em termos de governança corporativa, em até dois anos, a nova concessionária deverá se registrar como companhia de capital aberto junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Além disso, deverá implantar um sistema integrado com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para o compartilhamento de todas as informações relativas à concessão com a agência reguladora. Com isso, o poder público poderá acompanhar, em tempo real, a situação atual, o histórico e o planejamento de intervenções futuras nas rodovias.