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ANTT e Ecovias do Araguaia assinam contrato de concessão da BR-153/GO/TO e 080/414/GO

Publicado em 01 de out de 2021 às 14:56

Concessionária do grupo EcoRodovias com participação da GLP irá aplicar R$ 14 bilhões em obras e na operação de mais de 800 quilômetros de rodovias federais entre Goiás e Tocantins

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e a concessionária Ecovias do Araguaia, nova unidade da EcoRodovias em consórcio com a GLP, assinaram hoje (1/10) o contrato de concessão de 850,7 quilômetros de trechos que incluem as rodovias BR-153/TO/GO, uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país, e BR-080/414/GO. O evento de assinatura foi realizado em Anápolis (GO), na BR-153, e contou com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e a participação do Presidente Jair Bolsonaro por videoconferência. Com isso, a Ecovias do Araguaia assume o compromisso de investir R$ 7,8 bilhões em obras, além de outros R$ 6,2 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal. 

“A Ecovias do Araguaia inaugura nossa contribuição com o desenvolvimento sustentável do Estado de Tocantins e amplia a participação da EcoRodovias em Goiás onde já estamos realizando importantes obras nas BRs 364/365 e 050”, comenta Alberto Lodi, Diretor de Concessões Rodoviárias Federais da EcoRodovias. Além disso, segundo previsão do Governo Federal, 14 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados com a concessão.

A concessionária passa a administrar o trecho e irá executar serviços iniciais, com melhorias no pavimento, operação “tapa buracos”, adequações na sinalização, e nos elementos drenagem e de proteção e segurança, além de reparos emergenciais em pontes, viadutos e passarelas. Segundo o Diretor Superintendente da Ecovias do Araguaia, Carlos Eduardo Auchewski Xisto, "a equipe da Ecovias do Araguaia chega com muita disposição para fazer os investimentos necessários que nos foram delegados pelo Governo Federal nos estados de Goiás e Tocantins. Nos dois primeiros anos vamos colocar as rodovias em padrão de excelência com obras de recuperação do pavimento e sinalização e, no terceiro ano, entregaremos as primeiras duplicações”.

Ao todo, serão 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o décimo ano de contrato. Entre as obras de ampliação, a concessionária irá implantar 144 novos retornos, 42 dispositivos de interconexão, 27 quilômetros de faixas adicionais e 16 novos acessos. Nos trechos urbanos, serão implantadas 19 passarelas para pedestres e 110 pontos de ônibus, além da iluminação de travessias urbanas e a implantação de 90 quilômetros de vias marginais. Serão construídos, ainda, dois pontos de paradas e descanso para maior segurança dos caminhoneiros. 

“A ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária tem o potencial de estimular o desenvolvimento regional, atraindo mais empresas, aumentando a geração de impostos para as prefeituras e tornando mais eficiente o escoamento da produção agrícola”, comenta Xisto. A estimativa do Governo Federal é que a receita da concessão gere mais de R$ 1,5 bilhão em ISS (Imposto Sobre Serviço) para as Prefeituras dos 38 municípios atendidos pela malha rodoviária da Ecovias do Araguaia. 

O início dos atendimentos operacionais da Ecovias do Araguaia está previsto para abril de 2022. A partir desta data, a concessionária passará a prestar socorro médico e mecânico com equipe especializada e estrutura composta por 20 ambulâncias e 14 guinchos exclusivos para o trecho – ao todo serão mais de 50 veículos operacionais alocados em 19 bases da Ecovias do Araguaia. O monitoramento das ocorrências será feito a partir de um moderno Centro de Controle Operacional com funcionamento 24 horas por dia. A concessionária irá adotar, ainda, a metodologia iRap (International Road Assessment Program - iRap), um moderno programa de segurança viária com foco na redução de acidentes e de risco de mortes nas rodovias. 

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil. Ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como relevantes eixos turísticos do país. Atualmente, administra 11 concessões de rodovias que somam 3,9 mil quilômetros de extensão em nove estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Além disso, gerencia dois ativos logísticos - um pátio regulador e um terminal portuário - que atendem ao Porto de Santos, o maior do Brasil. Para mais informações: www.ecorodovias.com.br.

Sobre a GLP

A GLP é uma das líderes globais em gestão de investimentos e desenvolvimento de negócios em logística, real estate, infraestrutura, finanças e tecnologias relacionadas ao setor. Sua combinação de experiência em investimentos e operação permite criar valor para seus clientes e investidores. Está presente no Brasil, China, Europa, Índia, Japão, EUA e Vietnã com mais de US$ 118 bilhões em real estate e fundos de private equity sob sua gestão. 

A GLP opera no Brasil desde 2012 e administra US$ 4 bilhões em investimentos no país por meio de diversos veículos. É líder em galpões logísticos no mercado brasileiro, gerindo atualmente um portfólio de 4,8 milhões de m². Em infraestrutura, a GLP realiza investimentos em ativos de transporte e logística, tendo a participação em 2 concessões de rodovias que somam 1,1 mil quilômetros de extensão. Também investe em empresas de tecnologia que desenvolvem soluções inovadoras no ecossistema de logística. Mais informações: www.glp.com.

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