Pontos de parada e descanso (PPDs) para o público caminhoneiro

O trecho administrado pela Ecovias do Araguaia conta com dois Pontos de Parada e Descanso (PPD) para o público caminhoneiro – um localizado no município de Uruaçu (GO) e outro em Talismã (TO). As áreas permitem aos profissionais do transporte de carga realizar pausas seguras para descanso ao longo do trecho, considerado um dos importantes corredores de escoamento de matérias-primas e produtos do país.

Cada um dos PPDs possui área de 20 mil metros quadrados e dispõe de benfeitorias como estacionamento exclusivo com 78 vagas para caminhões no PPD de Uruaçu (GO) e 81 vagas no PPD de Talismã (TO). Os locais atendem à categoria profissional 24 horas, sete dias por semana. 

As estruturas são contempladas com banheiros femininos e masculinos – inclusive para pessoas com deficiência –, fraldários, chuveiros, sala de descanso - com sofá, mesas com cadeiras -, onde as pessoas podem fazer suas refeições, além de espaço para lavagem de roupas. Também são ofertados serviços como wi-fi gratuito e sistema de vigilância privada 24h.
Para cada veículo, é permitido um tempo de permanência máxima de 12 horas contínuas no local, a cada período de 24h. 

Os dois pontos com finalidade exclusiva para parada e descanso do público caminhoneiro foram os primeiros implantados em rodovias federais concedidas. Os espaços contribuem para a melhoria das condições de trabalho da categoria, conforme disposto na Lei nº. 13.103/2015 – que disciplina a jornada de trabalho e o tempo de direção de motoristas profissionais – e o Decreto nº. 8.433/2015, que regulamenta condições de segurança, sanitárias e de conforto em locais de espera, descanso e repouso para motoristas do transporte rodoviário.

Pontos de Parada e Descanso (PPDs) 

LOCALIZAÇÃO

  • 1. km 210 da BR-153, em Uruaçu (GO) 
  • 2. km 801 da BR-153, em Talismã (TO)

Estrutura completa:

  • Área de cada PPD: 20.000m2;
  • Atendimento 24h;
  • Estacionamento: 78 vagas no PPD de Uruaçu (GO) e 81 vagas no PPD de Talismã (TO); 
  • Infraestrutura com banheiros femininos e masculinos – inclusive para pessoas com deficiência –, fraldários, chuveiros com água quente, sala de descanso, sofá, TV e mesas com cadeiras, onde as pessoas poderão fazer suas refeições, wi-fi gratuito e vigilância 24h.